Como se manter jovem com o passar dos anos

Como se manter jovem com o passar dos anos

O que nós precisamos, é termos energia e disposição para que possamos nos manter ativos para a vida.

Performance com saúde. Todos nós temos a certeza de que o tempo passa rápido e que a cada minuto ficamos mais velhos e as vezes temos a sensação de que é tão rápido que não percebemos e é muito comum ouvirmos ou mesmo falarmos: Esta semana ou este ano está passando muito rápido. A verdade é que com os anos nossas atividades e compromissos notório a cada etapa e momento de nossas vidas exigem mais e com isso muitas vezes nos ocupam de tal forma que esquecemos ou mesmo não damos a devida importância de olharmos para nós, para nossa saúde. Todos já ouvimos a frase: Chegou nos 40 anos a coisa complica !!! A cultura de procurarmos ajuda médica quando os sintomas aparecem torna o “custo do reparo maior que do cuidado”.

São várias manifestações que sinalizam como: Momentos de indisposição e sem energia para coisas banais, insônias, ganho de peso, intestino não funciona mais diariamente (alguns dizem nunca funcionou), ficam doentes com frequência, nervosismo com frequência, falta de desejo sexual, enfim... são sintomas que sinalizam que não estamos bem.

Foi embasado na minha vivência com 30 anos de medicina e experiência pessoal onde senti na pele as manifestações e sintomas de um envelhecimento não saudável, o qual já estava caminhando para instalar doenças, que busquei ajuda e resolvi mudar minha vida.

Aprendi na pratica e fui estudar, fazer pós graduação e vários cursos buscando ao máximo de informações e conhecimento onde pudesse me ajudar e a outros que desejam enxergar a vida com os olhos da manutenção e não deixar as doenças que no decorrer da idade sabemos que irão aparecer se não estivermos preparados.

Costumo dizer que uma terra adubada e calcareada dificilmente tem erva daninha e também que somos o motor mais importante que existe mas não fazemos adequadamente a revisão e a manutenção como fazemos em nossos carros.

A base da nossa saúde é o alimento que ingerimos o qual o chamo de combustível onde está cada vez mais sendo consumido de forma industrializada, cheio de conservantes, excesso de açúcares, etc... Isso se deve a vários fatores como falta de tempo, estudos, correria do dia a dia, etc. Estamos ingerindo muitas vezes produtos e não alimentos.

Vejo vários pacientes entre 30 a 50 anos se sentindo cansados, sem disposição, muitos acima do peso, dormindo sob efeito de medicação, ansiosos outros depressivos, falta até mesmo de desejo sexual, etc... Isso não é estar saudável.

Como buscar performance: Primeiro precisa entender e aceitar que algumas mudanças devem ser feitas e ficar como está, tende a piorar. Algumas ações como: Elaboração de um programa alimentar personalizado; Introdução de uma rotina de atividade física personalizada; Avaliação médica e laboratorial; Suplementação se necessário, fará com que sua performance mude e evolua rapidamente.

Cada um de nós temos uma rotina que deva ser “personalizada” onde respeita e atenda as individualidades.

A busca pela longevidade de maneira ativa, produtiva e saudável está diretamente ligada ao estilo de vida e para que esta seja realmente saudável requer disciplina e hábitos básicos para que possamos desfrutar diariamente dos prazeres da vida, mas com informações.

Ver perfil

Matéria Por

André Reis

Médico

CRM/SP 58677 | São José do Rio Preto

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional