Cirurgia Ortognática: Conheça um pouco mais sobre este procedimento

Cirurgia Ortognática: Conheça um pouco mais sobre este procedimento

A Cirurgia Ortognática é um procedimento que tem como objetivo a correção das imperfeições faciais relacionadas aos posicionamentos inadequados dos maxilares. Os maxilares são os ossos que contém os dentes superiores e inferiores e são denominados, respectivamente, maxila e mandíbula.

Apesar de se tratar de uma cirurgia funcional que visa a correção de deformidades esqueléticas da face, ela também alcança resultados estéticos maravilhosos pois melhora drasticamente a harmonização facial do paciente e gera uma satisfação muito grande com o resultado alcançado.

Indicações

A cirurgia ortognática é indicada para pessoas que possuem desarmonias faciais como sorriso gengival, prognatismo (queixo para frente), retrognatismo (queixo para trás), rosto assimétrico com tortuosidades de mandíbula ou maxila e pessoas com sequelas de traumatismos faciais. Geralmente, é resultado de um crescimento exagerado ou inadequado de algum ou alguns dos ossos que envolvem a face, como mandíbula, maxilar, queixo (ou mento) ou malar (a maçã do rosto).

Este procedimento também é um dos tratamentos de escolha em casos de apneia obstrutiva do sono, sendo o índice de sucesso extremamente elevado. A apneia obstrutiva do sono é quando o paciente para de respirar durante o sono associado a roncos intensos devido a obstrução das vias aéreas.

Preparo para Cirurgia

Antes de realizar a cirurgia ortognática, é feito um planejamento cirúrgico que pode ser através de modelos em gesso ou virtualmente através de softwares, ou seja, ela é realizada anteriormente para que depois todas informações sejam transportadas para o centro cirúrgico. Isso nos dá a precisão plena para o procedimento executado durante a cirurgia.

É também realizado uma preparação ortodôntica com o dentista antes da cirurgia, onde a paciente irá colocar aparelho nos dentes para deixá-los na posição adequada para realização da cirurgia. Após o procedimento, ele irá continuar em acompanhamento com este profissional para realizar os ajustes necessários até alcançar o resultado desejado de uma boa oclusão dentária.

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia ortognática é realizada em centro cirúrgico sob anestesia geral e o procedimento é todo realizado por dentro da boca, não deixando cicatrizes no rosto. Durante a cirurgia são realizados os reposicionamentos da maxila, mandíbula e do mento (queixo) de acordo com a necessidade de cada caso e a fixação é realizada com placas e parafusos de titânio, sem a necessidade de retirá-los posteriormente.

Pós-operatório

Apesar do que muitos pensam, a recuperação é indolor e o paciente ficara somente com inchaço e equimose (roxo) no rosto por um pequeno período de tempo.

O paciente não fica com a boca amarrada como ocorria antigamente e a dieta líquida pastosa já se inicia no dia seguinte a cirurgia até a cicatrização completa da ferida operatória que dura aproximadamente 2 a 3 semanas. Após a cicatrização o paciente podera ingerir gradativamente alimentos de consistência sólida.

Ver perfil

Matéria Por

RAEL LUCAS MATIMOTO

Otorrinolaringologia

CRM/SP 140.808 | São José do Rio Preto

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional