A Acupuntura no tratamento e alívio do Stress

A Acupuntura no tratamento e alívio do Stress

As respostas físicas e mentais em decorrência de um determinado estímulo externo podem ser definidas como estresse.

Na visão da medicina tradicional chinesa, o estresse não é uma doença, e, sim, o padrão desarmônico energético e químico que causa seus sintomas. A acupuntura é utilizada como prevenção e tratamento desta manifestação por meio do equilíbrio entre as energias Yin e Yang, e consequentemente equilíbrio da produção das substâncias químicas pelo nosso próprio organismo; pois quando há desequilíbrio, ocorre o processo de adoecimento.

Na utilização do tratamento por Acupuntura é fundamental realizar um diagnóstico minucioso para uma adequada avaliação e alcance dos resultados desejados. Depois de identificadas as causas, os pontos são escolhidos, iniciando-se assim, a inserção das agulhas. O procedimento consiste em introduzir agulhas em alguns pontos específicos no corpo. A acupuntura tem efeito pela via neural (sistema nervoso periférico e central) que se ativa através do estímulo provocado pela inserção das agulhas, que leva a regulação da produção de substancias tais como: cortisol, endorfina, serotonina, prostaglandinas e outras que têm poderes calmantes e antidepressivos. O tempo médico em que a pessoa permanece na sessão, com as agulhas inseridas, é de 20 minutos.

O tratamento por Acupuntura atua de forma preventiva, terapêutica e também tem abordagem direta nas crises e algumas recomendações simples de mudanças de hábito de vida são necessárias. É importante estabelecer uma rotina para a hora de dormir, além de usar colchão adequado e manter o quarto escuro. Praticar atividades físicas durante a semana, assim como atividades que promovam equilíbrio psíquico (como meditação, entre outras) são ações essenciais no auxílio ao tratamento.

A acupuntura é um método eficaz no tratamento do estresse, mas antes de tudo o ser humano deve entender que o corpo necessita de um descanso para recarregar as energias, assim como respeitar o limite do corpo e da mente para manter o organismo em harmonia e em equilíbrio.

Manter a qualidade de vida o mais próximo do ideal e adotar medidas de prevenção e controle dos fatores estressantes contribuem para uma vida mais saudável e feliz.

Ver perfil

Matéria Por

Luciana Aydar Natalin

Acupuntura

CRM/SP 96.060 | São José do Rio Preto

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional