Rinosseptoplastia estética e funcional

A rinosseptoplastia é a cirurgia que proporciona alterações funcionais e estéticas do nariz. Em algumas ocasiões, a abordagem estética e funcional é necessariamente integrada.

Os fatores obstrutivos ao fluxo de ar nasal, como desvios do septo, aumento das conchas, polipose nasossinusal, pinçamento das válvulas entre outras podem ser corrigidos tranquilamente durante uma cirurgia estética, com a vantagem da realização em apenas em um tempo cirúrgico, já que a presença de uma cirurgia nasal prévia geralmente dificulta uma segunda operação.

A cirurgia pode ser realizada com sedação associada à anestesia local, ou seja, não há necessidade de anestesia geral e intubação orotraqueal, o que permite que o paciente tenha alta do ambiente hospitalar mais precoce.

O período de recuperação é bem tolerado e minimizado com medicações específicas. Os sintomas mais comuns são dores discretas, obstrução nasal nas primeiras duas semanas, além de hematomas e edemas, sendo estes últimos bastante variáveis entre os pacientes e minimizados com o uso de bisturi ultrassônico para a realização das osteotomias que reposicionam os ossos do nariz. O uso de tamponamento nasal é uma prática em desuso, eventualmente necessária em casos selecionados.

Em geral, é um procedimento muito gratificante tanto para o cirurgião quanto para o paciente. O resultado funcional aliado ao estético proporciona grande satisfação.

Por fim, antes de decidir por essa cirurgia, mesmo que seja por motivo somente estético, é importante realizar uma avaliação funcional do nariz detalhada para que o desfecho seja satisfatório.

Ver perfil

Matéria Por

Maury De Oliveira Faria Junior

Médico

CRM/SP 121.268 64309 | São José do Rio Preto

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS